Avançar para o conteúdo principal

1ª Exposição Virtual da Galeria "Gioconda Sorri"


Por Constança Teixeira e Mariana Gonçalves

No dia 15 de maio de 2020, realizou-se  a inauguração da exposição Exp#001, a primeira da galeria virtual “Gioconda sorri" na qual foram apresentados vários trabalhos realizados por alunos dos 7º e 8º anos, no âmbito da disciplina de educação visual (EV). 
A Galeria “Gioconda sorri” é um novo espaço virtual criado pelas Bibliotecas de Pinhal de Frades, com o intuito de apresentar alguns dos melhores  trabalhos de artes, realizados pelos alunos.
Estiveram presente, por videoconferência, muitos dos nossos artistas e os seus DT’s, encarregados de educação, professores de EV, a Sr.a Diretora do nosso agrupamento, professora Maria do Carmo Branco, bem como a Sr.a Presidente do Conselho Geral, prof. Ana Ferreira.
Na Exp#001, podemos visitar várias alas e diferentes temáticas abordadas: 

A Galeria é um novo espaço virtual,
associado à página “Gioconda sorri” das
Bibliotecas Escolares de Pinhal de Frades,
com o intuito de apresentar alguns dos melhores
trabalhos de artes, realizados pelos alunos.



Cool-agem


Os trabalhos desta sala foram realizados por alunos do 8º ano de escolaridade. O professor Pedro Ribeiro pediu aos nossos artistas para criar uma obra, de tema livre, a partir da colagem de objetos do nosso quotidiano, dando assim uma terceira dimensão ao trabalho. Entre vários trabalhos foram selecionados sete para serem expostos.

Módulo e padrão
Os artistas desta ala inspiraram-se no património cultural e artístico do nosso concelho. Foram selecionados treze trabalhos para serem expostos, cujos autores são alunos do sétimo ano.

Autorretrato Cubista
Com esta secção pretende-se “entender a estética do cubismo e criar um autorretrato que de alguma forma integrasse a linguagem desse movimento artístico”.

Os diversos trabalhos expostos foram realizados pelos alunos de oitavo ano numa tarefa de Educação Visual e foram selecionados os que se consideraram ter mais qualidade e criatividade. Os professores João Carvalhal e Pedro Ribeiro propuseram esta atividade, deveras diferente, aos seus alunos e concluíram que obtiveram melhores resultados durante este período de quarentena do que quando os alunos faziam os trabalhos na sala de aula.

No final da exposição, falámos com o professor João Carvalhal que partilhou connosco a sua opinião em relação ao projeto:

"Quero começar por salientar o orgulho que senti com este pequeno evento. Esta exposição virtual mostrou inequivocamente a forma muito positiva do trabalho realizado neste modelo de ensino à distância, que apesar dos constrangimentos de comunicação e também de acesso a materiais para realização de atividades práticas, teve da parte dos alunos uma resposta geral muito positiva. Como professor, nestes dias que correm,  é minha função motivar os alunos para que sintam as aprendizagens como importantes e possam expressar-se criativamente. A verdade é que tenho por vezes dúvidas se estou a conseguir cumprir esses objetivos e semana a semana fui eu que fui sendo motivado pelos meus alunos, pela disponibilidade e qualidade dos resultados das atividades propostas, opinião que sei que é partilhada pelos meus colegas.
Tudo isto dá trabalho, estamos a explorar, o que leva por vezes a erros, arrepiar caminho e procurar outras soluções, mas tudo faz parte do processo, e quando podemos ver muito deste trabalho refletido num momento como o que vivemos nesta inauguração é compensador, e quanto mais alargado for o âmbito destas iniciativas maior será o sentimento de valorização de todos, em particular dos nossos alunos.
E como se diz, trabalhamos com o que temos, e se a limitação física existe, então que mantenhamos o nosso sentido de comunidade escolar através destas iniciativas.
No início referi-me a esta inauguração virtual como "este pequeno evento" mas que de pequeno não tem nada, quero pois agradecer o trabalho e dedicação do professor Paulo Rodrigues, pelo projeto Gioconda sorri criado no âmbito da Biblioteca Escolar.
Por finzinho, volto novamente a pedir uma salva de palmas para todos os envolvidos neste projeto, em especial os nosso alunos."

Podes visitar a exposição sempre que queiras. É GRÁTIS!!!
Para isso, basta clicares aqui.