Avançar para o conteúdo principal

A escola à distância!


Por Matilde Matos

Em tempos de quarentena, o Contr’a Parede quis perceber como os alunos estão a  vivê-la e qual a sua perceção sobre o estudo em casa.
Para isso, fomos entrevistar o Tomás Lopes, que tem 10 anos e está a frequentar o 5º ano na Escola Básica Carlos Ribeiro.

CP: Olá, boa tarde, como estás?
Tomás: Estou bem, e tu?

CP: Também estou bem. Vamos começar a entrevista acerca da escola neste tempo de quarentena. Estás preparado?
Tomás: Estou!

CP: Como tens conciliado a gestão do computador com outros membros da família?
Tomás: Como cada um dos meus pais tem computadores próprios, eu consigo usar o meu computador o dia todo. Mas sei que alguns dos meus colegas têm dificuldades para usar os computadores, já que é um só computador para toda a família.

CP: Tem sido fácil trabalhar à distância?
Tomás: Não, porque antes tinha o apoio dos meus professores e agora só tenho o apoio da explicadora e da minha mãe.

CP: Tens-te adaptado bem a trabalhar com as tecnologias ou é mais complicado?
Tomás: Sim, porque tenho aprendido muitas coisas novas acerca das tecnologias.

CP: Preferes ter trabalhos e enviá-los no dia, ou preferias ter aulas online?
Tomás: Preferia ter aulas online, porque eu tenho no meu centro de estudos e gosto muito!

CP: Quais foram as tuas maiores dificuldades na adaptação?
Tomás: A minha maior dificuldade foi conseguir concentrar-me a fazer os trabalhos sem o apoio dos professores.

CP: O que fazes quando não estás a estudar?
Tomás: Jogo playstation, brinco no quintal com o meu irmão, vejo vídeos no telemóvel e jogo no telemóvel.

CP: Costumas ver as aulas da telescola?
Tomás: Não, não costumo.

CP: Obrigada pelo teu tempo.
Tomás: De nada. Beijinhos!