Por Catarina Sabino *
“Certo dia... a nossa escola fechou!
Nem queríamos acreditar que aquilo se estava a passar!
«Foi um vírus que chegou e para não nos contaminar, em casa teremos de ficar!», […]
Cada um de nós foi para casa cheio de pensamentos e dúvidas...
Como iriam ser os nossos dias, como iríamos aprender, o que iríamos fazer?
A verdade é que não foram dias fáceis para ninguém... ter de ficar tantos dias em casa e esperar.
Mas todos unidos fomos mais além e conseguimo-nos reinventar!
E tudo ficou bem!”
Com base na história: “Quando a minha escola abrir…”, DGS, 2020
Após o período de confinamento, as crianças puderam voltar à sua escola – o seu espaço de brincadeira, convívio e aprendizagem e assim reencontrar os seus amigos e professoras.
Estes dias têm sido vividos com muita responsabilidade e novas práticas, por parte dos adultos e muita alegria e entusiasmo, por parte das crianças. Juntos relembrámos “quem é o Coronavírus” e que cuidados devemos ter para evitar o contágio, nomeadamente face à higienização das mãos e a um maior afastamento entre as pessoas, evitando grandes aglomerados.
As rotinas ganharam novos momentos e regras, mas mantêm a mesma organização, contribuindo assim para a estabilidade das crianças. Os afetos, a troca de carinho, as brincadeiras na sala e a exploração do espaço exterior têm sido as principais atividades nestes dias.
Ouvir as crianças e dar-lhes voz também tem sido uma prática diária na nossa sala, incentivando-as a falar sobre as suas vivências, o que sentiram nestes dias de confinamento, compreender o que sabem e assim partir para novas aprendizagens. As histórias, as músicas, as danças e as sessões de movimento também têm estado presentes.
Têm sido dias muito calorosos, de amizade e carinho, onde o sorriso das crianças e o brilho nos olhos dos adultos (devido às máscaras) têm sido presença assídua.
A nossa Escola voltou a ter vida e está mais colorida que nunca, através das pinturas das crianças. Estamos muito felizes por estar de volta… e continuamos a acreditar que tudo vai ficar bem!!!
* Catarina Sabino é Educadora de Infância na Escola Básica de Fernão Ferro.