Avançar para o conteúdo principal

Mérida

Por Carolina Ferreira, Leonor Oliveira e Madalena Ribeiro

Apenas a três horas de caminho, Mérida, classificada como Cidade Património da Humanidade oferece-te a possibilidade de visitares um conjunto de estruturas arqueológicas da civilização romana.

São praticamente 300 Km*, passamos por Elvas, atravessamos a fronteira com Espanha, passamos por Badajoz e entramos em Mérida, uma cidade muito bonita, na margem do rio Guadiana, que tem os mais bem conservados vestígios da civilização romana da Península Ibérica.
Depois do nosso passeio a Conímbriga, publicado na semana passada, tens aqui uma possibilidade de visitar estruturas que só vemos nos livros de história ou nos filmes.
Se o teu passeio for de um só dia, aqui ficam os locais mais importantes que deves visitar.

Ponte Romana sobre o Rio Guadiana
A ponte, com 792 metros, foi construída na época do Imperador Augusto e foi a primeira obra a ser construída com uma posição estratégica para proteger Mérida e o território oriental da Península.


Templo de Diana
O Templo de Diana é o único exemplar da arquitetura religiosa romana que tem perdurado em Mérida em aceitável estado de conservação”.
É um dos edifícios romanos mais antigo.

Anfiteatro romano de Mérida
No anfiteatro realizavam-se jogos de gladiadores e lutas entre animais ou entre homens e animais. As lutas nos anfiteatros e os espetáculos de circo eram o tipo de entretenimento que o público mais apreciava.


Museu Nacional de Arte Romana
Um museu repleto de vestígios da civilização romana, entre os quais esculturas e vários mosaicos de uma beleza e perfeição técnica ímpar. A não perder!

Para ficares com uma ideia da cidade e de tudo o que te espera vê o vídeo de promoção da cidade.


* Pela IP7, o que segundo a “Via Michelin” se justifica, pois gastamos mais cinco Euros, mas poupamos uma hora de caminho.

Créditos de imagem: Turismo de Mérida; http://turismomerida.org/o-que-ver/; 05-05-2020