Por Carolina Mineiro
Com o início da pandemia, foi tudo novo e houve imensos desafios a porem-nos à prova.
Mas já pensaram o que é que as crianças acham disto?
Se para os nós tem sido difícil, então imaginem para as crianças, sem poderem ver os amigos, sem poderem ir à rua. Tudo muito estranho! E agora que voltam à escola, não podem estar perto dos seus, para se protegerem a si mesmas e às outras.
Hoje, estou com a educadora Fernanda Afonso (FA), da Escola Básica de Pinhal de Frades, para nos contar como foi o regresso à escola e o das suas crianças.
CP- Como foi o primeiro dia com as crianças? Como se sentiu?
FA- O primeiro dia com as crianças foi vivido por um lado com um sentimento de alguma ansiedade para que tudo decorresse da melhor forma possível, cumprindo as regras de segurança estabelecidas no plano de contingência da escola, e por outro lado, com uma grande expectativa por voltar a estar em contacto direto com as crianças e perceber qual seria a reação deles no regresso ao Jardim de Infância, tendo em conta a nova realidade.
CP- Quais são as suas maiores preocupações em relação a voltar a estar com as crianças?
FA- A maior preocupação será zelar pela saúde das crianças, cumprindo as regras de segurança estabelecidas e reformular a organização do espaço e dos materiais tentando manter a essência do trabalho na educação pré-escolar, para que o ambiente educativo continue a ser promotor de aprendizagem e, ao mesmo tempo, seguro e acolhedor para as crianças.
CP- Acha que a escola se preparou bem para este regresso das crianças?
FA- Sim, a escola preparou um plano de contingência que permite o regresso das crianças com todas as condições de segurança.
CP- É muito difícil manter as crianças afastadas umas das outras? Porquê?
FA- Sim, porque o contacto e a proximidade são características próprias das crianças destas idades e é difícil para elas compreender e manter o distanciamento social.
CP- Acha que as escolas deveriam ter permanecido fechadas ou deviam ter aberto?
FA- Penso que nesta fase em que a pandemia ainda não está completamente controlada e tendo em conta que falta menos de um mês para terminar o ano letivo, teria sido melhor manter as escolas fechadas.
CP- Muito obrigada por nos disponibilizar um pouco do seu tempo!
Crédito da imagem: Photo by Tina Floersch on Unsplash