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Prof. Maria do Carmo Branco - Entrevista

Por Matilde Matos e Carolina Mineiro

Em outubro de 1995 era inaugurada a Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Pinhal de Frades. Há 25 anos. Só bem mais tarde é que "ganhámos o patrono" e a escola passou a Escola Básica Carlos Ribeiro. Para comemorarmos estes 25 anos, entrevistámos a diretora do agrupamento, professora Maria do Carmo Branco.
A nossa diretora tem 35 anos de experiência enquanto professora e 22 anos de experiência como diretora. Formou-se em Geologia, ramo educacional, em 1986, na Faculdade de Ciências de Lisboa.
É autora de vários manuais escolares, entre os quais Ciências da Terra e da Vida de 10º ano e Técnicas Laboratoriais de Biologia do Ensino Secundário.

Que escola encontrou quando chegou aqui há dez anos atrás?
Na verdade cheguei a este Agrupamento há 11 anos, no ano de 2009. Encontrei uma escola organizada, com profissionais muito empenhados e com muita vontade de aprofundar o importante papel que esta escola tem na comunidade em que se insere. Encontrei, também, alunos com grande potencial para contribuir para essa afirmação da escola.

[...] é uma escola que assumiu a educação para os valores e a
defesa dos direitos humanos como pilares fundamentais
da sua ação e que abraça um conjunto de projetos que
permitem que a educação seja encarada de forma holística.

Essa escola era com certeza diferente da escola de hoje em dia. Quais são as principais diferenças?
Sim, a escola hoje está diferente. Tem uma identidade reforçada junto dos alunos, dos pais e dos parceiros da comunidade educativa. Tem um Projeto Educativo com uma visão e uma missão claras que permite conferir à Escola uma personalidade forte e bem definida, com um caminho claramente delineado: é uma escola que faz parte de um Agrupamento que assumiu a educação para os valores e a defesa dos direitos humanos como pilares fundamentais da sua ação e que abraça um conjunto de projetos que permitem que a educação seja encarada de forma holística. Se pensarmos nos projetos que são anualmente desenvolvidos na escola, percebemos a sua abrangência e contributo para estas finalidades: programa de Educação para a Saúde, de Literacia Digital, de Promoção da Leitura, Desporto Escolar, projetos no âmbito da Educação Artística, da Solidariedade, do Ambiente, da Cidadania... Estas dinâmicas têm vindo a ser construídas ao longo dos anos e tornam a escola bem diferente do que era há 11 anos!

Ao longo dos anos, deve ter tido, com certeza muitos alunos. Acha que os alunos estão diferentes? Olham para a escola de uma forma diferente? Têm vindo a melhorar o seu desempenho para aprender mais e obter melhores resultados?
Uma das maiores diferenças que sublinho é o facto dos alunos se sentirem mais identificados com a escola, demonstrando orgulho por fazerem parte dela e quererem representá-la, sempre que possível, com dignidade. A ligação afetiva à escola foi sendo aprofundada ao longo dos anos e essa é uma diferença significativa. Não só porque significa que os alunos se sentem bem e mais felizes na escola, como também é esse bem estar que permite que os alunos adiram às iniciativas e aos projetos que se desenvolvem na escola e o façam com sucesso. Os alunos sentem que fazem parte da escola e que podem contribuir para a sua melhoria. Basta ver, a título de exemplo, a forma como aderem à iniciativa do “Orçamento Participativo das Escolas”, altura em que apresentam projetos de melhoria, a participação que têm nas Assembleias de Delegados de Turma que anualmente se realizam comigo, em que identificam problemas e apontam para as mais diversas soluções. É uma pena que a pandemia esteja a condicionar estas ações, mas havemos de as retomar! Sempre que existe um projeto, um concurso, uma atividade que é lançada, um desafio que é proposto, temos sempre um conjunto de alunos que adere com entusiasmos e empenho!
Quanto aos resultados escolares, é de referir que nunca foram considerados maus. Ainda assim, têm vindo a melhorar ao longo dos anos e essa melhoria significa que a escola tem vindo a dar resposta a um número de alunos cada vez maior, aos seus interesses, e que os alunos reconhecem a sua importância para o sucesso do seu futuro.

Qual é a sensação de estar neste cargo de diretora há 10 anos, sendo responsável por organizar e gerir o agrupamento?
Eu tenho muito orgulho em ser Diretora deste Agrupamento. Orgulho em poder dirigir um conjunto de professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e alunos que contribuem diariamente para uma imagem digna das escolas que fazem parte do Agrupamento e que estão sempre disponíveis para abraçar os projetos e as iniciativas que permitem que o Agrupamento faça um percurso de sucesso, acompanhe as mudanças e abrace os múltiplos desafios que o mundo de hoje coloca à educação. Nem sempre é fácil e é, sempre, cansativo, mas os sucessos que se alcançam compensam!

O maior desafio para esta escola e, também,
para todas as escolas do Agrupamento foi, e continua a ser,
conseguir acompanhar a mudança de paradigma na educação.
O mundo mudou muito, na última década.
Então, a escola não poderia ficar igual [...]

Qual acha que ao longo destes 10 anos foi o maior desafio para com esta escola?
O maior desafio para esta escola e, também, para todas as escolas do Agrupamento foi, e continua a ser, conseguir acompanhar a mudança de paradigma na educação. O mundo mudou muito, na última década. Então, a escola não poderia ficar igual, indiferente às transformações profundas que a sociedade ia sofrendo. Conseguir adaptar a escola a essas mudanças, encontrar o melhor caminho para efetuar essas mudanças, é um desafio constante. Avançámos, primeiramente, com um Contrato de Autonomia, que aprofundou um pouco a capacidade da escola decidir por si o que é melhor para o seu funcionamento e para o processo de ensino e aprendizagem.
Demos o passo seguinte, abraçando o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, procurando adotar estratégias e metodologias que consigam ir ao encontro daquilo que os alunos, no mundo de hoje, mais precisam para a sua formação. Continuamos a dar passos no sentido de aprofundar a autonomia da Escola e avançámos para a implementação de um Projeto de Inovação, procurando encontrar os melhores caminhos neste processo de mudança. E este processo é um enorme desafio que começou mas ainda não acabou!

O que faz com que esta escola seja única, ou seja, que se diferencie de todas as outras?
É uma escola diferente porque tem abraçado, ao longo dos anos, todos estes projetos e iniciativas que já referi, que permitem que se acompanhe a evolução do sistema educativo em Portugal e também no Mundo, procurando estar na linha da frente das mudanças que vão ocorrendo. É diferente porque os professores, pese embora as muitas dificuldades, não desistem, são extremamente empenhados e vão dando sempre mais um passo em frente, atualizando-se, apostando na sua formação e ficando, assim, mais aptos a colocar em prática as mudanças necessárias. É diferente porque, como resultado de tudo isto, tem alunos que conseguem desenvolver competências, adotar atitudes e efetuar aprendizagens que os distinguem. Em suma, é diferente porque consegue ter uma personalidade muito própria, resultado do esforço e contributo de todos.

O projeto para o futuro é conseguir preparar
a Escola  para os desafios que surgirem, sejam
eles quais forem, para assegurar que essa
afirmação permanece e se consolida

A escola vai receber a Medalha de Mérito Municipal. Qual é o significado dessa distinção para a escola?
A Escola recebe a Medalha de Mérito Municipal na sequência do seu 25º aniversário e esta atribuição é o reconhecimento da comunidade educativa relativamente a todo o trabalho que aqui se desenvolve. E é sempre muito agradável quando esse reconhecimento é tornado público. Enche-nos de orgulho e contribui para continuarmos com vontade de continuar a traçar o nosso caminho e a lutar pelo aprofundamento da afirmação da escola na comunidade em que se insere.

Que projetos têm em mente para o futuro desta escola? 
É importante continuar a implementar uma dinâmica que permita que a Escola continue a afirmar-se. O projeto para o futuro é conseguir preparar a Escola para os desafios que surgirem, sejam eles quais forem, para assegurar que essa afirmação permanece e se consolida.



E para finalizar, qual a mensagem que gostaria de deixar aos alunos nesta comemoração dos 25 anos da escola?
Em primeiro lugar, agradecer a todos os alunos, os que ainda cá estão e aos que já saíram, o contributo que deram para que, ao fim de 25 anos, o mérito da Escola seja reconhecido. Sem o seu esforço, empenho e colaboração tal não teria sido possível.
Gostaria também de deixar uma mensagem de esperança que é, ao mesmo tempo, um desafio. Apesar dos tempos difíceis que atravessamos, a escola está empenhada em conseguir ajudar os alunos a ultrapassar todas as dificuldades, constrangimentos e obstáculos que estão a surgir todos os dias.
Juntos conseguiremos, certamente, ultrapassar estes momentos difíceis e também juntos, conseguiremos continuar a dignificar o papel da escola junto da comunidade educativa e a promover o seu sucesso!