Avançar para o conteúdo principal

Como posso ocupar o meu tempo durante confinamento?

Por Ana Caliço

Um segundo confinamento chegou outra vez a Portugal. Não sabes o que fazer com tanto tempo livre? Aqui tens algumas ideias para ocupares o teu tempo.


Faz uma maratona de filmes e séries

Provavelmente, durante o tempo de aulas não tens muito tempo para ver todas as séries e filmes que tens na tua lista. Aproveita agora para colocares em dia essa lista e, se não tiveres ideias do que ver, abre o Artigo “” e descobre quais são as séries e filmes mais falados do momento.


De certeza que tens um monte de livros numa estante há imenso tempo, mas nunca tiveste coragem para
os ler. Ou porque eram muito grandes, ou por não teres tempo. Um confinamento é a oportunidade perfeita para deixarem de ganhar pó na estante e dares-lhes uso. Para além de ganhares novas perspetivas de ver o mundo, um livro vai enriquecer o teu vocabulário.


Dedica-te à pintura

Dá asas à tua imaginação e experimenta fazer um desenho ou então pintar. Inspira-te em desenhos já
feitos ou, então, cria um do 0. Experimenta pintar com diferentes materiais: aguarelas, lápis de cera, canetas de feltro ou até com tintas. Pintar aumenta a nossa criatividade e é um ótimo recurso para lidar com problemas de ansiedade e medo.


Ouve música

Ouvir música não é apenas um entretenimento. Pode acalmar e relaxar, como também pode aliviar dores, melhorar a memória e estimular à prática de exercício físico. Experimenta ouvir novos estilos de música e ouve com atenção as letras. Pode ser que te identifiques com alguma.


Mantém-te em forma

A prática de exercício físico é muito importante para o nosso bem-estar. Hoje em dia, já existem aplicações que podes instalar que têm treinos para fazeres e manteres-te sempre ativo. Não deixes que o confinamento te tire a rotina!


Brinca com o teu animal de estimação

Todos os animais precisam de atenção. Sejam gatos ou cães, não existe nenhum animal que recuse mimos. Aproveita o confinamento para brincares com o teu animal. Veste-o, penteia-o, brinca com ele e irão ter uma amizade muito especial.


Organiza o teu estudo

Com tanto tempo livre, podes aproveitar para colocar os teus cadernos em dia e fazer revisões de matéria dada anteriormente. Se gostares de andar sempre mais à frente do que os professores, também podes começar a dar uma vista de olhos na próxima matéria que irás trabalhar.


Escreve

Muitas pessoas sentem-se sozinhas ao longo do confinamento. A escrita pode ser uma maneira de te sentires menos só. Tenta escrever num caderno o que estás a sentir e com certeza que te irás sentir melhor. 


Organiza o teu armário

Certamente tens uma gaveta no teu armário que está toda desorganizada e por isso atiras para lá, diariamente, qualquer coisa. Tira um tempo para arrumá-la. O teu armário ficará muito mais elegante.


Mantém o contacto

O que seria de nós se não existissem tecnologias? O confinamento é a oportunidade perfeita para usufruíres delas. Faz videochamada com um amigo ou a um familiar e conta-lhe as novidades. Mantém apenas o distanciamento físico e não social.


Aventura-te na cozinha

Sempre quiseste fazer aquela receita mas tinhas medo que corresse mal? Experimenta fazê-la agora! Talvez descobrirás que a tua vocação é a culinária.


Descansa

Sem aulas, podes dormir até mais tarde, mas nunca te esqueças de manter uma rotina.


Passa tempo em família

O tempo em família é cada vez mais escasso. Os pais trabalham, nós temos que estudar e acabamos por nos esquecer do quão importante é a família. Aproveita o confinamento para estares com os teus familiares. Existem vários jogos que podem fazer para se entreter.


Experimenta coisas novas

Existem diversas atividades que podes fazer online. Podes inscrever-te num curso de culinária, de escrita ou de pintura. Podes aprender uma nova língua (existem aplicações específicas para isso) ou até aprender a tocar um instrumento musical através do Youtube. Aventura-te e não deixes que o confinamento te pare.