Avançar para o conteúdo principal

Uma aventura no Concurso Nacional de Leitura - Capítulos 1 e 2

Por Mariana Galego 

Como gosto muito de ler decidi participar na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Este está dividido em 4 fases - Fase escolar, fase municipal, fase intermunicipal e final.

Na primeira fase, no início, tive receio de não passar, porque quando li pela primeira vez o livro escolhido,  A cidade que queria viver no campo, de Pedro Seromenho, não o entendi. Felizmente li-o uma segunda vez. Antes de responder ao questionário sobre a obra estava muito stressada e não parava de pensar: “Pronto, desta vez não passo”. Acalmei-me e a prova correu muito bem. Na minha opinião o livro tem uma mensagem muito interessante, pois mostra-nos que, por mais voltas que dêmos, pertencemos sempre ao mesmo lugar.

Na segunda etapa, ainda na escola, participei num debate com outros concorrentes, com a professora Paula Teles e com o professor Paulo Rodrigues. Lemos um pequeno excerto e o professor fez-nos várias perguntas sobre a obra. Gostei muito da leitura dos meus colegas e da partilha de experiências. Fiquei contente quando soube que tinha passado para a fase seguinte.

Para a fase municipal tive de ler o livro História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luís Sepúlveda. Esta obra fala da importância da amizade nas nossas vidas. Para ser sincera gostei mais deste livro porque tem muitos ensinamentos. O concurso em si foi um pouco diferente, porque foi por videoconferência, não houve partilha de experiências como na primeira fase. Respondi a um questionário, que achei fácil. Mas como eram muitos concorrentes, julguei que não seria uma das escolhidas.

Quando soube que seria uma das representantes do município chorei. Até pensei que estava a sonhar. O meu coração estava muito acelerado. Acho que nunca me tinha sentido assim. Esta foi a minha experiência até agora.

Espero que na fase intermunicipal tenha sucesso, mas se isso não acontecer, não tem problema, porque tudo isto tem sido uma experiência nova para mim.