Avançar para o conteúdo principal

Grupo de Teatro no Lançamento do Jornal Interescolar


Por Ana Caliço e Mariana Gonçalves

A 27 de maio, realizou-se a 7ª edição do lançamento do Jornal Interescolar do Seixal, que foi transmitido em direto no Canal do YouTube da Câmara Municipal do Seixal e que podes assistir AQUI. No evento participaram representantes de todas as escolas que se juntaram a este projeto editorial, alunos das escolas Manuel Cargaleiro, Alfredo dos Reis Silveira, José Afonso, Paulo da Gama, Dr. António Augusto Louro, e claro, da Carlos Ribeiro. Pudemos assistir a apresentações desde a área da música até à área do teatro.
O Grupo de Teatro da Escola Básica Carlos Ribeiro, constituído por Ana Caliço, Joana Costa, Joana Martins, Mariana Gonçalves, Maria Teles, Mafalda Candeias e Soraia Palma (alunas do 9.º ano), teve a excelente oportunidade de poder participar, presencialmente, fazendo a leitura expressiva de textos do livro “Desafios de Escrita Criativa”, editado por Bibliotecas de Pinhal de Frades, as bibliotecas escolares do nosso agrupamento.
Devido ao período pandémico que atravessamos, depois de se ter estreado online, no princípio do mês de maio, o Grupo de Teatro apresentou-se, pela primeira vez, ao vivo.
Estivemos à conversa com a Soraia Palma e a Maria Teles.

O que acharam desta experiência?
SP: Adorei, foi muito divertido. Foi bom estar com pessoas de outras escolas, uma experiência incrível que me permitiu desenvolver técnicas de expressão dramática.
MT: Eu achei muito boa. Foi uma nova atividade que experimentei e tive uma melhor experiência por poder atuar com público. Saber que alguém nos está a ver torna tudo muito mais engraçado.

O que é que aprenderam?
SP: Aprendi a comunicar melhor, a melhorar a minha leitura e a minha interpretação.
MT: Aprendi a estar à frente do público. Estar no mesmo espaço físico e contracenar com as minhas colegas tornou a experiência muito mais divertida.

Gostariam de continuar a fazer teatro?
SP: Se houver oportunidade, claro que sim. Foi uma experiência incrível e muito divertida.
MT: Sim, adoraria voltar, porque o teatro é uma experiência que não só me faz sentir mais à vontade com o público e é super divertido.