Avançar para o conteúdo principal

Semana da Leitura



Por Bibliotecas de Pinhal de Frades

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, entre 3 e 7 de maio, comemoraram a Semana da Leitura, integrando a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Mais uma semana de descoberta da importância da leitura.

Embora os tempos em que vivemos sejam de medidas extraordinárias de contenção e recolhimento, presencialmente ou à distância, mantemos sempre a convicção de que celebrar a leitura é um bom investimento para o futuro, com ótimos resultados e sem quaisquer contra indicações.

Um bom leitor aprimora a escrita, aguça a imaginação, melhora a concentração e fortalece a memória. E torna-se mais atento e mais sensível nas suas relações com os outros e com o mundo.

Nesse sentido, foram várias as iniciativas desenvolvidas durante esta semana que contaram com a participação de todos tais como: "Ler como eu Gosto", “Histórias ao Ar Livre”, “Famílias que Contam”, “Histórias em vídeo e áudio”.

As Bibliotecas do nosso agrupamento disponibilizaram histórias em áudio, às quais se acedia através de um QR Code. Histórias para ouvir nas vedações dos muros das escolas.

Por todas estas razões, agradecemos aos alunos, aos pais e encarregados de educação, aos professores e aos técnicos que, com empenho e muita imaginação, possibilitaram que todas as barreiras fossem transpostas e que a festa da leitura se concretizasse em pleno.


Mas nada melhor do que percebermos como é que os nosso alunos viveram esta semana...

Diego Nunes – 3º ano
Como correu?…Correu muito bem. A leitura é fantástica e a escrita nem se fala. Faz muito sentido. Os livros têm imagens e escrita. Muito bom!
A minha história preferida… O meu livro preferido foi o Quando eu nasci. A história é muito fixe, tem rimas e é fantástico porque me fez lembrar mesmo quando eu nasci!

Adrielly Siva - 3º ano
Correu muito bem, mas não foi como no ano passado, porque as mães leram pelo computador. A minha história preferida foi Coração de Mãe

Pedro António – 3º ano
Eu gostei muito do livro A Festa da Bicharada, porque aprendi muitos nomes coletivos.

Nikita Kazartsev – 3º ano
A Semana da Leitura foi a melhor das semanas na escola. E também quero dizer obrigado aos pais que se ofereceram para ler.

Rafael Galhoz – 2º ano
Na Semana da Leitura, li muito e o meu livro preferido foi O Estranhão, porque está cheio de entusiasmo.
A Semana da Leitura é muito gira e alegre. Lermos muito é divertido e fico feliz sempre que começo a ler. Estou a ler A porta dos sonhos.
A Semana da Leitura traz-nos sonho e cada livro que leio, mais quero ler. Esta Semana dá os melhores sonhos do mundo.
As histórias dão asas à imaginação e à felicidade e, por isso, é que eu adoro a Semana da Leitura. Quando leio o meu livro preferido fico todo feliz e alegre.
Sabe tão bem ler e é por isso que ler é bom!

Joana Vítor – 4º ano
A Semana da Leitura foi muito divertida.
Fizemos A Casa Amarela, escrevemos frases bonitas e alguns pais leram histórias lindas.
Na quarta-feira, fizemos um piquenique e lemos como nos apeteceu!



Bianca Almeida – 4º ano
Durante a Semana da Leitura, vários pais leram histórias através do Meet.
Na quarta-feira, fizemos o Piquenique da Leitura e a nossa professora leu a história O amor não é para gatos.
Durante toda a semana fizemos atividades sobre A Casa Amarela: ouvimos o conto, jogámos um jogo de palavras, desenhámos e escrevemos frases bonitas.
Foi uma semana incrível!

Ester Sousa- 4º ano
Na Semana da Leitura, eu gostei de ficar sentada no chão, tive mais imaginação para fazer os meus textos.
Consegui fazer os meus desenhos melhor e aprendi que a amizade é a coisa mais importante.
Aprendi também palavras diferentes para poder escrever melhor.
Eu amei esta Semana da Leitura!
Mas o mais importante que retirei é que não interessa se somos diferentes, pois somos todos iguais.
Não interessa o aspeto, mas sim a amizade!
Eu aprendi a gostar de ler e a achar os livros giros.
Esta foi a melhor Semana da Leitura da minha vida!

Alícia Neto – 4º ano
Na Semana da Leitura, diverti-me muito!
Eu aprendi muito. Aprendi a valorizar as coisas, a ter criatividade e aprendi a gostar de ler e a ler melhor.
Também percebi que não interessa o aspeto, o que interessa é a amizade.
Devemos sempre ser bons para os outros e nos livros fala-se muito das amizades.