Avançar para o conteúdo principal

O início de muitos bons tempos e o fim de outros tantos


Por Rita Cardoso

O verão já acabou, o que significa que as aulas já começaram. Este ano letivo, para muitos, é o início do ensino básico, mas para outros é o fim.

O ano letivo 2021/2022 promete ser um ano atípico, mas já com muitas melhorias. Para mim, é o último ano em que irei frequentar a Escola e o Agrupamento. Tal como outros colegas meus, já estou no 9º ano, o que significa que este ano sou finalista.

Quando entrei para a escola básica 2, 3 também tinha alguns receios: era uma menina pequenina que andava na escola dos "crescidos". Tive muita sorte, entrei para uma turma de projeto, projeto esse baseado mais na autonomia das aprendizagens, e dei-me logo bem com os meus colegas e professores. Óbvio que tive de aprender a lidar com alguns professores de quem não gostava tanto. Os anos foram passando, nem sempre foi tudo um mar de rosas, nem sempre me dei bem com todos, mas sou uma pessoa que de tímida tem muito pouco e atitude e iniciativa não me faltam. Por isso, dei sempre a volta aos problemas. Esta é sempre a melhor solução: encarar o problema, ver as opções que temos e resolver a situação.

Infelizmente, com o aparecimento da Covid tive dois anos que foram passados a estudar em casa. Não era o que esperava, nem foram os melhores. No entanto, agora dou por mim já no 9.º ano. É bom ver onde cheguei e onde todos somos capazes de chegar. Este ano é o meu último ano, um ano para ser vivido, um ano para aproveitar e acredito que, daqui a uns tempos, também será o teu. O conselho que te quero dar é que aproveites cada um dos dias passado na escola, pois tenho a certeza que, no futuro, vais-te lembrar do quão bom foi o ensino básico. Não há tempo a perder, pois este passa a correr. Estuda, dedica-te a tirar boas notas, a alcançares os teus objetivos e a realizar os teus sonhos, mas não leves nada aos extremos. Aproveita para passares bons momentos com os teus amigos, pois estes serão memórias que irás guardar para sempre, mesmo que na vida venham a tomar caminhos diferentes.