Avançar para o conteúdo principal

A pressão de decidir agora o futuro


Por Pedro Pina

Apesar de por vezes não me aperceber, já estou no 9.º Ano, o último ano antes de prosseguir para o Ensino Secundário. Isto significa que eu, tal como vários jovens da minha idade, terei, em breve, de escolher a minha área de estudo para o secundário. Pensar neste assunto é algo que apenas me causa ansiedade e me faz questionar: “Quem foi o louco que pensou que adolescentes estariam aptos para tomar uma decisão que os irá influenciar para o resto da vida aos 15 anos de idade?”. Parece-me um ato de insanidade, colocar o peso de uma decisão tão importante sobre os ombros de jovens que mal sabem o que querem fazer na vida.

Ao conversar com os meus colegas sobre este assunto, obtive respostas bastante divididas. Alguns parecem sentir a mesma indecisão que eu e outros parecem estar bastante seguros do caminho a seguir. O facto é que já muitos alunos, antes de mim, passaram por esta situação e acabaram por se decidir quando o momento chegou.

Quando chegar o momento da decisão, eu e os outros alunos iremos certamente beneficiar da orientação providenciada pela escola, para que possamos tomar a nossa decisão. Até que esse momento chegue, penso que só resta aproveitar o ano.