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Consumista ou consumidor?



Por Clara Mendes, Carolina Torres e Raissa Guerra

O consumismo tem tendência a aumentar cada vez mais à medida que os dias passam. Mas, o que é em si o consumismo? É prejudicial?

O consumismo é o ato de comprar em excesso determinados produtos, sem ter a necessidade de os adquirir, com o objetivo de obter um falso sentimento de felicidade e satisfação.

No entanto, esse sentimento nunca é preenchido, levando o indivíduo a comprar mais e mais, na esperança de encher esse vazio. O consumismo tem também por isso, como consequências, o endividamento e o surgimento de doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão, no caso do sujeito não ter a possibilidade de realizar esse desejo.

E não só consequências psicológicas, o consumismo afeta igualmente o meio ambiente. O aumento descontrolado da produção industrial tem aumentado a quantidade de lixo criado e largado no meio ambiente e, com o elevado número de indústrias, mais poluição é gerada.

Contudo, convém não confundir consumismo com consumo. Ambos se referem ao ato de comprar, porém, enquanto o consumismo é a tendência de comprar algo obsessivamente e em excesso, o consumo baseia-se no ato de adquirir um bem material necessário de maneira não exagerada.

Com o exagerado aumento da produção, a quantidade presente de mercadoria aumentou também. Para se conseguir vender tudo o que era produzido foi preciso criar publicidades e formas para convencer o consumidor a comprar, mesmo que não precise realmente. Com isso o consumismo foi aumentando mais e mais, até chegar ao que chegou hoje.

Não esquecendo também a publicidade presente desde as ruas até aos mídia, o que é comum num sistema dominado pelas preocupações de ordem material.