Avançar para o conteúdo principal

Dá-me que pensar

Por Rita Cardoso

A leitura e os livros foram o tema da conversa com Andreia Brites, mediadora de leitura, que veio à Escola Básica Carlos Ribeiro, no dia 18 de novembro, no âmbito da Estação do Livro, uma iniciativa da Biblioteca Municipal do Seixal.

A nossa biblioteca escolar convidou o 9.º F e mais algumas alunas de outras turmas para esta atividade “Dá-me que pensar” e que foi muito participada por todos: os que leem, os que leem muito e até mesmo ou que leem pouco, apenas durante os 10 minutos a ler.

A atividade desenvolvida teve o intuito de partilhar o que nós pensamos quando estamos a ler um livro.

Começaram por ser feitas algumas perguntas: Quem gosta de ler? Quais os nossos gostos literários? Porquê? Há facilidade em encontrarmos livros que nos agradem? Como os encontramos?

As respostas a estas perguntas foram diversas. Nem todos gostamos de ler; gostamos de estilos de livros completamente diferentes e nem todos os adquirimos ou os encontramos da mesma forma.

Falámos no que pensávamos/imaginávamos quando lemos um livro. Percebemos que as respostas por vezes eram idênticas, mas outras vezes eram opostas. Foi também muito percetível que as vivências de cada um interferem com o que pensamos, indo por vezes ao encontro das ideias uns dos outros, por termos vivências parecidas, ou não...

Foram lidos 3 excertos da obra “Aqui é um Bom Lugar”, de Ana Pessoa. Depois de os ouvirmos, partilhámos o que pensávamos enquanto os ouvíamos. Mais uma vez, as nossas vivências acabaram por interferir pois, muitas vezes, ao lermos ou ouvirmos ler, colocamo-nos no lugar da personagem, ou colocamos alguém que conhecemos, que já tenha passado pela mesma situação, no lugar da personagem. Indiretamente foi possível conhecer um pouco mais acerca de cada um.

Este tipo de atividade é muito importante pelo facto de nos deixar a refletir. Muitas vezes só o fazemos quando nos chamam a atenção, ou quando falam sobre o assunto que nos deixa a pensar. Esta atividade deveria ser feita com outras turmas, pois poderia deixar outros alunos a refletir sobre a importância da leitura e dos livros.

Ver a maneira como ao início achávamos que pensávamos quando líamos um livro, e ver a maneira que realmente temos quando paramos para pensar no que lemos, foi uma coisa magnífica, uma oportunidade que só tenho a agradecer ao professor Paulo Rodrigues pelo convite feito, à professora Cristina Pereira, por ter tido o cuidado de dar esta oportunidade à sua direção de turma e à mediadora, Andreia Brites, pela atividade desenvolvida durante uma hora e meia no auditório escolar.