Por Rita Cardoso
Mais uma vez, os alunos têm problemas quando o assunto é comida.
Hoje em dia, agradar aos jovens é muito difícil, uma vez que as novas gerações só querem fast food. Tudo o que seja comida processada, com muitas gorduras ou açúcares é o que eles preferem.
Desta vez, o assunto de que vos quero falar não se trata da má alimentação, mas sim dos alunos com restrições alimentares (alergias ou intolerâncias). Os leites de soja, arroz ou sem lactose eram bebidas que estes alunos podiam ingerir e que antes estavam disponíveis na máquina da escola, mas que este ano foram retirados.
A maior dúvida destes alunos é o porquê de se ter retirado estes alimentos? Porque não apostamos mais em alimentos para quem sofre de intolerâncias alimentares?
Eles também são gente. Eles também precisam de comer e ter à sua disposição algo que possam ingerir sem ser só água ou sumo.
Uma solução seria voltar a ter estas bebidas na escola, além de ter também comida mais diversificada. Falar com estes alunos seria importante. Ter a opinião deles e saber o que eles podem e o que gostam de comer, dentro das novas normas alimentares definidas para os espaços escolares, ou seja, alimentos saudáveis.
É essencial saber. É essencial lembrarmo-nos destes alunos. Não podemos esquecer-nos de ninguém. Temos todos os mesmos direitos. Ninguém merece ficar com fome.