Avançar para o conteúdo principal

Posso fumar?

Por Catarina Vaz

NÃO! A resposta é não. O tabaco, na minha opinião, é das piores coisas que existe!

Os jovens e os adultos não têm ideia do quanto faz mal à saúde e até mesmo ao meio ambiente. Se já adquiriram o hábito de fumar deviam, pelo menos, tentar mudar…

O tabaco faz imenso mal, prejudica bastante a saúde do fumador e pode causar problemas como: bronquite, enfarte do miocárdio, AVC, impotência sexual, alterações da memória e complicações na gravidez.

Como já tinha referido, também afeta o meio ambiente, desde o cultivo da planta do tabaco até ao seu consumo. Os agrotóxicos podem permanecer no ambiente e, somados à monocultura do tabaco e ao desmatamento para preparar as terras para cultivar a planta, ocasiona o empobrecimento do solo, além da contaminação dos lençóis freáticos. Afeta portanto o ar, o solo e a água.

Tenho a certeza que não há nada de bom em fumar… é um vício, é verdade, mas já há muitas maneiras de o “tratar”. Os fumadores justificam, por vezes, este vício, com a necessidade de “aliviarem o stress”. No entanto, o desporto também alivia o stress e contribui para uma boa saúde!

A verdade é que o tabaco tira anos de vida!

Existem imensos benefícios se deixar de fumar como, por exemplo, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a temperatura das mãos e dos pés tendem a voltar ao normal vinte minutos após parar de fumar; após oito horas, o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza e o nível de oxigenação aumenta; após vinte e quatro horas diminui o risco de um ataque cardíaco; após quarenta e oito horas, as terminações nervosas começam a regenerar-se. O olfato e o paladar melhoram; após setenta e duas horas, a árvore brônquica torna a respiração mais fácil e a capacidade pulmonar aumenta em até 30%.

Após duas semanas, a circulação sanguínea aumenta e o caminhar torna-se mais fácil.

De um a nove meses após parar de fumar diminuem ou desaparecem a tosse, a congestão nasal, a fadiga e a dispneia. O movimento ciliar dos brônquios volta ao normal, limpando os pulmões e o risco de doenças respiratórias graves. Aumenta a capacidade física e a energia corporal.

Eu sei que temos que aproveitar a vida, mas isso não implica que, para viver a vida, tenhamos que a estragar!

Deixa de fumar já, não deixes que o tabaco te estrague a vida!