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Semear Saberes

Por Chris Nicklas

Neste ano letivo, a Escola Básica Carlos Ribeiro iniciou o Projeto Semear Saberes, com o intuito de ampliar e enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos.


A implementação de uma horta na escola, surge a partir da vontade dos educadores de colocar as crianças em contacto com a natureza e seus processos, de forma direta e prática, agregando aos conteúdos adquiridos em sala de aula, o aprendizado que se inscreve por outros caminhos, através da experiência que envolve mente e corpo, e que aciona todos os nossos sentidos.

A proposta tem cariz inclusivo, tratando-se de um clube para os estudantes do 2º e 3º ciclos (inscreve-se quem quiser) e uma disciplina substitutiva para os alunos com necessidades específicas, que receberão uma avaliação pelo seu envolvimento e empenho.

Entre os principais objetivos estão o de ajudar a criar uma visão crítica sobre a relação que estabelecemos com a comida servida à mesa.

O contacto direto com o preparo da terra, o plantio, as regas, a escolha das hortaliças e a pesquisa sobre as verduras indicadas para cada estação têm o potencial de dar respostas às perguntas fundamentais, que infelizmente, com o tempo, deixamos de fazer, sobre o que nos nutre e sustenta.

Mas afinal, o que uma comunidade pode aprender ao fazer uma horta? Para início de conversa acreditamos que uma atividade ao ar livre, em contraste com o contexto prioritariamente urbano no qual as crianças estão absorvidas pelos telemóveis, e tantos outros recursos tecnológicos, oferece condições favoráveis para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e psicomotoras. Vale lembrar que os ecrãs põem as nossas mentes a funcionar de forma acelerada, mas paralisam os nossos corpos.

A nossa escola arregaça as mangas à procura de alternativas que encantem as crianças. Revisitar modelos tradicionais de vida e produção, sem abrir mão das vantagens que os avanços tecnológicos oferecem, parece-nos uma proposta promissora.

Entre as aprendizagens que objetivamos estão a pesquisa, o planeamento e a organização da atividade, bem como o trabalho em equipa. Além destes, está o caráter interdisciplinar do projeto. Afinal os alunos aprenderão muito sobre o clima, a produção local, a alimentação saudável, a sustentabilidade, o empreendedorismo, a matemática, as ciências, a história, etc.

Participem! As inscrições estão abertas!
Semanalmente às terças-feiras de manhã (11:50-12:45) ou à tarde (14:45-15:50). Deixamos aqui o convite a todos, em nome das equipas SPO, PES, G910 e Eco-escolas.

Contactos:
soniapereira@aepinhalfrades.pt
mafaldabrandão@aepinhalfrades.pt