Avançar para o conteúdo principal

Freddie Mercury nasceu três vezes



Por Mariana Galego

Farrokh Bulsara nasceu a 5 de setembro de 1946, em Stone Town, no Zanzibar (atual Tanzânia). É filho de Bomi e Jer Bulsara. Estas informações parecem ser irrelevantes, porque poucas pessoas sabem que Farrokh Bulsara é o nome verdadeiro de Freddie Mercury.

Freddie Mercury parecia destinado a tornar-se uma estrela, desde o dia em que nasceu até se tornar uma lenda. Tinha um gosto especial pela vida artística, sendo por vezes bastante excêntrico e diferente de tudo o que estava relacionado com o meio artístico musical.

Destacou-se como cantor, pianista e compositor britânico. Ficou mundialmente conhecido por ser o vocalista dos Queen, banda que integrou desde 1970 até 1991. A sua carreira teve altos e baixos. Houve alturas em que a fama se sobrepôs ao bom senso, mas viveu grandes momentos de glória e até, diria, momentos épicos.

A história da vida pessoal e profissional está muito bem retratada no livro Freddie Mercury, uma Biografia, de Alfonso Casas. Este livro fala na turbulenta vida do artista, dos seus amores, vícios e de algumas manias que influenciaram o seu percurso artístico e familiar. Na minha opinião, esta obra é incrível, tanto pelo conteúdo, como pela maneira como está apresentada, através das ilustrações e pela forma como o autor nos prende ao texto. Esta não é apenas uma obra de leitura fácil, é também apaixonante, porque nos permite conhecer as várias faces da vida de Freddie Mercury, assim como o lado bom ou o lado sombrio da fama.

Sobre Alfonso Casas, o autor, não existe muita informação disponível, apenas podemos dizer que nasceu em 1981 no município de Saragoça, em Espanha e que é um excelente escritor. Escreveu esta obra como se Freddie Mercury tivesse nascido três vezes: a primeira como Farrokh Bulsara, a segunda como Freddie Mercury e a terceira como uma lenda.

Segundo Brian May, guitarrista dos Queen, Freddie “viveu a vida ao máximo. Devorou a vida. Celebrou cada minuto. E, como um grande cometa, deixou um rasto de luz que continuará a brilhar por muitas gerações”.

Queres conhecer melhor Freddie Mercury? Lê este livro!