A passagem do 1.º para o 2.º ciclo pressupõe que os alunos realizem um leque variado de aprendizagens, nomeadamente relativas a uma mudança de espaço físico (por vezes até mais distante do local de residência), uma aprendizagem sobre a realização de novos relacionamentos com pares e professores, a passagem da monodocência para a pluridocência. Disciplinas diversas, horários diferentes, novas responsabilidades, novas exigências geram habitualmente sentimentos de insegurança que são difíceis de controlar, especialmente quando a criança não possui competências pessoais e sociais que permitam fazer face a estes novos desafios. Para as crianças mais frágeis do ponto de vista emocional, esta fase pode trazer uma diminuição do rendimento académico, baixa autoestima, decréscimo de motivação, desinteresse pela aprendizagem, problemas de comportamento e aprendizagem e problemas emocionais.
No ano letivo 2016-17, a psicóloga e a assistente social do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) implementaram o projeto-piloto “Programa de Transição Positiva: À Descoberta do 5º ano”, que procurou atuar a título preventivo, convidando os alunos a fazerem uma reflexão sobre as mudanças no seu percurso escolar que se aproximam, tendo sido trabalhadas diversas competências, como assertividade, resolução de problemas, responsabilidade, organização, controlo da ansiedade, entre outras.
Nos anos letivos seguintes, o Programa tem sido implementado anualmente e a intervenção tem chegado a uma percentagem significativa dos nossos alunos finalistas do 1.º ciclo. São realizadas 2 a 3 sessões por turma e concretizados alguns desafios que os alunos, em conjunto com o professor, podem desenvolver entre sessões. Na última sessão, são trabalhadas estratégias de bem-estar, para serem utilizadas quando se está inseguro ou perante emoções fortes, levando os alunos para casa a “garrafa da calma” elaborada na sala de aula.
E fica por aqui?
Não! No início do próximo ano letivo estaremos à espera destes alunos e temos preparadas atividades que irão facilitar a sua adaptação ao 5º ano.