Por Pedro Pina
Recomendaria a leitura do livro “A Oeste Nada de Novo”, para estas férias. O livro é da autoria de Erich Maria Remarque, um autor alemão veterano da primeira guerra mundial. A história segue o dia a dia de Paul Bäumer, um soldado que se alistou nas Forças Armadas Alemãs pouco tempo depois do início da guerra.
Paul e os seus camaradas têm que lidar com bombardeamentos constantes. A certa altura chegou à conclusão que a guerra não tinha nenhum sentido, pois todos diziam que estavam a lutar por pessoas que nem conheciam (ministros, generais, classes altas...) e que seriam os verdadeiros beneficiários da guerra.
Penso que, por ter estado realmente na guerra, o autor conseguiu transmitir uma perspetiva muito “crua” e realista desta. Sem dúvida que o tema do livro é relevante atualmente, devido à guerra que está a ocorrer na Ucrânia, na Europa e, portanto, relativamente próxima de nós.
Ao ler este livro pude entender como é a vida numa frente de combate, o que me fez simpatizar com os soldados que estão a combater, atualmente, nesta guerra.