Avançar para o conteúdo principal

Igualdade com direitos

Por Rita Cardoso

No passado dia 17 de maio, a Câmara Municipal organizou uma palestra que tinha como tema “Igualdade com direitos”, com a Dra. Teresa Almeida e Costa, para a qual a nossa escola foi convidada. Assistiram os alunos que pertencem à equipa do Contr'a Parede - Jornal Escolar, visto estes terem escrito recentemente artigos sobre este tema para o Jornal Interescolar SXL, já disponível na nossa escola, a cujo lançamento assistimos também no dia 27 de maio.

Os alunos foram transportados de autocarro até ao auditório da Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com outras escolas do concelho.

A palestra em si foi mais de conhecimento geral, focando aspetos que já conhecíamos, como a igualdade de género e identidade, embora nos tenham sido dados a conhecer os números exatos em relação, por exemplo, à desigualdade de salários entre homens e mulheres, ao número de pobres, particularmente crianças, em diversos países de diferentes continentes.

Quando a altura para as perguntas foi permitida, ao início os alunos estavam com alguma vergonha, mas acabaram por se ir soltando, passando cerca de uma hora a debater ideias com a palestrante, com os professores presentes e uns com os outros. No decorrer do debate, os alunos perguntaram formas de poder mudar a visão das pessoas para estas começarem a respeitar os direitos uns dos outros. Por outro lado, também se expuseram, dizendo o que achavam que as escolas poderiam melhorar, contribuindo para levarem os alunos a serem mais interventivos na própria escola e no meio onde vivem.
Na minha opinião, este tipo de debates é muito importante, uma vez que nem sempre a voz dos alunos é ouvida. Ali, para além de lhes ter sido dado espaço para exprimirem as suas ideias, também perceberam como as outras escolas partilham, por vezes, as mesmas frustrações.

Por último, saímos todos com mais conhecimento, mas, acima de tudo, sabendo que a nossa liberdade acaba onde a liberdade do outro começa.

“Os Direitos não excluem Deveres!”, foi a mensagem que rematou esta palestra.