Avançar para o conteúdo principal

Não existe planeta B


Por Rita Cardoso

Nos tempos de hoje, a preservação do ambiente é um assunto muito falado por qualquer faixa etária. Já se percebeu que planeta com vida só existe este. Assim sendo, tentemos protegê-lo enquanto ainda há tempo.

Primeiramente, temos de ter consciência que, hoje em dia, já encontramos ecopontos para a reciclagem, tanto nas ruas como em nossas casas, com a facilidade da recolha porta a porta. Isso é algo bom, pois as pessoas podem praticar bons hábitos sem grandes esforços. As escolas, desde há muito, ensinam os alunos a reciclar corretamente. A estes cabe a tarefa de ensinar os pais e avós a fazê-lo também, conforme aprenderam na escola.

Seguidamente, podemos pensar no ambiente quando vamos às compras, optando por comprar produtos biológicos ou biodegradáveis, evitando o excesso de sacos e embalagens. Os produtos biológicos costumam ter uma melhor qualidade , mesmo que o aspeto não corresponda, mas, como é óbvio, não devemos julgar o livro pela capa e sim ser inteligentes, preferindo consumir produtos bons para o nosso corpo e para o planeta.

Por outro lado, ainda temos muito para melhorar como, por exemplo, começar a andar mais de transportes públicos, para poluir menos, uma vez que um veículo destes comporta cinquenta pessoas, será só um a poluir, em vez de vários. As empresas têm ajudado nesta iniciativa, baixando o preço dos bilhetes e dando melhores condições ao passageiro.

Concluído, ainda há muita coisa para melhorar, mas sem dúvida que a população se preocupa mais com esta causa. Sendo assim, ainda temos hipótese de salvar o ambiente e o nosso planeta. 

Pequenas atitudes, praticadas por todos, podem levar a grandes mudanças.