Avançar para o conteúdo principal

Pensamentos Confusos

Por Rita Cardoso 

Muitos pensamentos, muitas preocupações, muita coisa para pensar…

A realidade é que, muitas vezes, as pessoas aparentam estar bem, mas por dentro só se querem entender e, até, aceitar. A grande maioria das pessoas acaba por não se tratar, não por não saberem onde pedir ajuda, mas sim por terem medo de ser julgadas. Existem várias razões para tal, como por exemplo, familiares que acham que é tudo mentira, são só coisas que as pessoas inventam para chamar à atenção: amigos que gozam com a situação... A realidade é que doenças psicológicas são reais, existem e magoam profundamente quem delas sofre. Não é por não ser algo físico que deixa de doer.

Cada vez mais os adolescentes lidam com este tipo de doenças, sobretudo depois dos confinamentos e do isolamento a que a Covid obrigou. Muitos acabam por ter a ajuda dos amigos, porém nem sempre é suficiente. 

Também há o caso das pessoas que nem dos amigos têm apoio, uma vez que estão mais que habituadas a serem elas a ajudar e não a pedir ajuda. Sendo assim, reservam o que sentem e não partilham com ninguém, estando numa constante luta com elas próprias. Muitas vezes, as pessoas mais faladoras, que aparentam estar de bem com a vida, são as que estão pior, podendo estar a pedir ajuda de diversas maneiras, embora de forma silenciosa. A verdade é que os mais sorridentes ou os mais solidários, por vezes, são os mais magoados.

No nosso agrupamento existe o Gabinete de Psicologia que tem as portas abertas para ajudar os alunos. Nele encontramos pessoas que vão ouvi-los e ajudá-los, mas que jamais pensarão em julgá-los.

Se conheces alguém nesta situação apoia-o, pois acredita que é algo que será muito importante para essa pessoa. Presta atenção aos outros, presta atenção a todos os sinais que te são dados!

Photo by Carolina on Unsplash