Avançar para o conteúdo principal

Primeiro pé em palco


Por Carolina Rodrigues

Embarcámos nesta loucura que se chama teatro!

Iniciámos sem muita expectativa, muitos de nós não nos conhecíamos e pensámos até que seria difícil criar uma boa ligação entre toda a equipa, aprender a estar em palco, a projetar a voz, e muitas outras coisas que têm de ser praticadas no teatro e que aprendemos graças ao ator Nuno Moniz, da Associação RUGAS, que nos acompanhou ao longo de oito semanas, com diversas oficinas de expressão dramática, apoiadas pelo projeto Apre(e)nder o Teatro, da Câmara Municipal do Seixal.

Passaram muitas pessoas pelo nosso auditório (o espaço onde tudo acontecia) e aos poucos fomos montando a peça com papagaios, elefantes, ladrões e, claro, os atores.

Confesso que não foi de todo fácil conciliar o teatro com a escola, tendo em conta os testes, avaliações, atividades à parte, mas algo nos fez ter uma força de vontade para que tudo desse certo no espetáculo final porque, ao fim e ao cabo, dependemos todos uns dos outros…

Nem sempre foram tudo rosas!! Ensaios com desentendimentos, faltas de assiduidade, desistências em cima de hora, discordâncias, mas o que é uma equipa sem tudo isto?!

Tivemos o apoio e a disponibilidade constante da professora Clara Sousa e do professor Paulo Rodrigues. Sem eles nada teria sido possível pois, para qualquer situação complicada, encontraram a solução, e isso é de louvar. Por esse motivo, fica aqui um grande agradecimento a estes dois seres humanos espetaculares, que em todos os momentos estiveram disponíveis para apoiar os seus alunos.

No dia 4 de Junho realizou-se a tão esperada estreia da peça. “Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães”, de Manuel António Pina, no palco, do Cinema S. Vicente, em Paio Pires, integrando a programação da 24.ª Mostra de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal do Seixal. Do elenco fizeram parte Alícia Silva, Arthur Luís, Carolina Rodrigues, Catarina Vaz, Dinis Lopes, Diogo Simões, Inês Freitas, Joana Silva, Madalena Ribeiro, Maria Inês Firmino, Mariana Assunção, Núria Marques, Rita Cardoso e claro, por último, mas não menos importante, Bernardo Antunes, na sonoplastia.

O dia da peça foi inesquecível: o ensaio final, os nervos, o apoio e espírito de equipa que pairava no ar, toda a ansiedade por trás do palco. Mas, o mais bonito foi a preocupação de todos para que corresse tudo como esperado. Depois do jantar, os nervos ficaram à flor da pele e, minutos depois, chegou a hora do grande momento!

Esquecimentos aconteceram mas, no final de contas, somos atores profissionais? Não somos, mas os nossos familiares e amigos sentiram a nossa vontade de concretizar a peça que levámos a palco e conseguimos, de certa forma, transmitir uma energia positiva a toda a plateia!

Uma experiência a repetir com este grupo incrível batizado SEMPREMCENA!


Os SEMPREMCENA voltaram a palco, na Escola Básica Carlos Ribeiro, no dia 14 de junho, onde fizeram mais duas apresentações para várias turmas da escola sede.