Avançar para o conteúdo principal

15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2021-2022


Por Mariana Galego

A fase de escola do Concurso Nacional de Leitura deste ano, teve início no dia 15 de fevereiro, na Biblioteca da nossa escola, para o 2.º ciclo, e no dia 14 de fevereiro, online, para o 3.º ciclo.

Para a 1.ª fase do concurso, os alunos do 2.º ciclo leram “O senhor péssimo é o máximo”, do escritor João Manuel Ribeiro, enquanto os concorrentes do 3.º ciclo tiveram que ler “Vamos comprar um poeta”, do escritor Afonso Cruz. Como concorrente e participante neste concurso, gostei bastante da obra “O senhor péssimo é o máximo”, porque nos ensina muitas coisas sobre o meio ambiente e como podemos e devemos ajudá-lo e melhorá-lo.

Os concorrentes apurados nesta primeira fase foram representar o nosso Agrupamento na fase municipal do concurso, organizado pela Biblioteca Municipal, que decorreu no dia 7 de março, no Auditório Municipal do Seixal. Estiveram presentes 23 escolas do concelho do 1.º ciclo ao ensino secundário. Nesta fase, os alunos do 2.º ciclo tiveram a honra de ler a obra “Bicicleta à chuva”, da autoria de Margarida Fonseca Santos, enquanto que os alunos do 3.º ciclo leram “Coisas que acontecem”, da escritora Inês Barata Raposo. Confesso que a obra “Bicicleta à chuva” se tornou uma das minhas obras literárias favoritas.

Já a 3.ª fase, a fase intermunicipal, decorreu na Amadora, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo. A Inês Félix (7.º ano), eu e o Santiago Silva (6.º ano) fomos representar a nossa escola e o concelho do Seixal, nesta fase do concurso. Os alunos do 2.º ciclo leram a obra “Sem rede”, também da escritora Margarida Fonseca Santos e os do 3.º ciclo leram o livro “Refugiado”, de Alan Gratz. Na fase intermunicipal, os participantes tiveram direito a um bom almoço e, para sobremesa, um grande e delicioso bolo!

Todo o concurso foi, na minha opinião, uma experiência muito empolgante, embora tenha ficado um pouco ansiosa, porque nunca sabemos se vamos ser apurados ou não. Claro que ser selecionado não é o mais importante. Na minha perspetiva, o mais importante é o conhecimento adquirido na totalidade.

Foi uma experiência especial que me vai marcar para sempre, assim como a todos os participantes, espero eu…

Estivemos à conversa com a Inês Félix (IF), do 7.º ano, outra das participantes na fase intermunicipal, representante da nossa escola.

CP: Já tinhas participado em alguma edição do Concurso Nacional de Leitura? O que sentiste?

IF: Foi a primeira vez que participei no concurso de leitura, então estava um pouco perdida, mas segui os outros e correu tudo bem.

A prova escrita foi a de que menos gostei, não que me tenha corrido mal, porque correu super bem, mas, na minha opinião, as perguntas eram muito simples.

CP: Então achaste as perguntas muito simples?

IF: A culpa é das minhas expectativas, mas a partir do momento em que achas que te vão perguntar de que cor era o gorro da protagonista quando saiu de casa pela segunda vez (pergunta inventada porque não me lembro da protagonista usar gorros na história), e em vez disso perguntam o nome de uma das personagens principais (pergunta não inventada, porque perguntaram mesmo isto, informação chocante, eu sei!), lembrando que a prova era de escolha múltipla, acho que também ficarias decepcionado.

CP: Existe mais alguma coisa que “não te convenceu”?

IF: Também tínhamos de escrever uma carta no fim mas, devido ao número máximo de palavras ser por volta de 260, o que para mim é pouco, também não me convenceu.

CP: Como te correu o resto da prova?

IF: Depois de algum tempo (demasiado!), seis alunos do 3.º ciclo e sete do secundário (o júri não conseguiu escolher apenas seis), foram selecionados para a prova oral. Facto interessante, eu não me tinha apercebido de que a prova oral era uma prova, porque tinham-me dito que era como uma entrevista. Achava que o júri só queria saber o que os jurados acharam do livro. Como podem imaginar, quando voltei ao auditório (depois da prova tinha ido beber um sumo) e me chamaram de novo ao palco, fiquei bastante surpreendida.

CP: Gostarias de acrescentar alguma coisa?

IF: Queria dar os parabéns a todos os que participaram e relembrar que em 2022 a 16.ª edição do concurso vai decorrer e que todos podemos participar.

Foto: Auditório Municipal do Seixal - Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, 1º ciclo - Representantes de todas as escolas participantes neste escalão.