Avançar para o conteúdo principal

Nas férias também se lê!

Chegou ao fim mais um ano escolar. Finalmente chegaram as férias tão desejadas.
Sim, as férias estão aí e vamos aproveitá-las da melhor maneira, divertindo-nos, brincando, viajando, lendo na praia, no campo, à sombra, de dia, de noite e onde e sempre que nos apetecer, sem tempo e sem pressas!

Pois, como sabes, ler é desvendar mundos desconhecidos, é partir à aventura sem sair do lugar, é dar asas à imaginação. Por isso, ler uma história por dia, não sabes o bem que te fazia!

Aqui ficam algumas sugestões de livros que poderás procurar nas estantes dos amigos, nas bibliotecas, nas livrarias, no supermercado. Para leres e divertires-te!


O Hospital das Letras
José Jorge Letria; Il.: Carla Nazareth
Este é um hospital muito especial! É um hospital aonde as letras vão sempre que estão doentes. Mas estas letras também são especiais: cada letra tem uma doença diferente…

Abecedário Maluco
Luísa Ducla Soares; Il.: Maria Neradova
Elas aborrecem-se de estar nas gramáticas e nos dicionários, sempre sérias e bem-comportadas. As palavras saltam na ponta da língua, pregam partidas e mostram aos mais sisudos que também precisam de um recreio.

Chibos Sabichões
Olalla Gonzalez; Il.: Federico Fernandez
Um dia, os Chibos viram uma erva muito verde que crescia do outro lado do rio. Mas para lá chegar tinham de atravessar uma ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar….

A Que Sabe a Lua?
Michael Grepniec
Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?



A Manta
Isabel Minhós Martins; Il.: Yara Kono
Um livro que fala da família, das gerações, da simplicidade dos detalhes... um livro que apela ao saudosismo e ao amor!

Senhor Vicente, Por Favor, não Invente
Sandra Serra; Rosário Alçada Araújo 
De setembro a agosto, doze histórias acompanham um ano letivo. Os contos, tantos quantos os meses do ano, transportam-te para o mundo da fantasia.

Tarte de Mamute
Jeanne Wilhis; Il.: Tony Ross
No cimo da montanha vive um gordo mamute. Lá em baixo, no vale, vive um homem das cavernas esfomeado que, ao olhar para mamute, imagina uma tarte deliciosa. Mas…

Bichos, Bichinhos e Bicharocos
Sidónio Muralha
Nove poemas repletos de jogos de palavras e sentidos, ritmo e humor.
Para ler, reler, decorar e declamar.

O Livro das Datas
Luísa Ducla Soares; Il.: Raquel Costa
Já pensaram que há datas que todos celebramos e que algumas até dão direito a feriado? É o caso do Natal, da Páscoa, do Dia da Liberdade e de outras mais.
Há datas que não dão direito a feriado mas festejamos com alegria, como o Dia da Mãe, o Dia do Pai, do Ambiente e tantas, tantas outras…



Uma Lição de Amor
Carmen garcia; Il: Tiago Leal
No dia em que chega à sua nova escola, o Jaime fica um bocadinho triste por não ver mais ninguém em cadeira de rodas. Mas a Leonor, que rima com Amor, vai mostrar-lhe que todos os meninos são diferentes à sua maneira. 

O Pequeno Cavaleiro que Tinha Medo da Chuva
Gilles Tibo; Geneviève Després
O Pequeno Cavaleiro vive num reino muito engraçado, uma aldeia construída no cimo da floresta. Adora gatos, bolo de chocolate e não tem medo do escuro, nem de ratos. A chuva é a única coisa de que tem muito medo, pois enferruja a sua armadura.

Posso Juntar-me ao Clube?
John Kelly; Steph Laberis
O Pato quer juntar-se a um clube, para fazer novos amigos. Mas cada clube em que ele tenta entrar faz muitas exigências e ele não consegue rugir como um leão ou ter a memória de um elefante… resultado? «Candidatura recusada» é o que ele ouve a cada tentativa… O que poderá o pobre pato fazer?

Cheguei Atrasado à Escola Porque…
Benjamin Chaud e Davide Cali
Primeiro, umas formigas gigantes roubam o pequeno-almoço. Depois, aparecem ninjas ferozes, uma gigantesca teia de aranha, um monstro-bolha peganhento e outros assombrosos imprevistos a caminho da escola…


Os Óculos do Mágico
Maria Teresa Gonzalez
A história de um pai e três filhos que juntos tudo fazem para ter uma vida feliz.
O pai, dotado de uma imensa ternura e criatividade, para compensar a ausência da mãe, começa a aprender a ser ilusionista, como forma de trazer alguma magia à vida dos seus filhos.
Uma história encantadora que a todos vai deliciar.

Portugal para Miúdos
José Jorge Letria; Il.: Ricardo Cabral
De D. Afonso Henriques à Revolução dos Cravos, não esquecendo a Batalha de Alcácer-Quibir nem o Cabo das Tormentas, num conjunto de versos ligeiros e alegres cheios de ritmo e que a todos deixarão com a lição na ponta da língua.

Dom Mínimo, o Anão Enorme e outra História
Luísa Costa Gomes; Il.: Afonso Cruz
Sete histórias muito diferentes, mas ligadas entre si. Ironia, humor e fantástico são alguns dos ingredientes usados.

Chamem-lhes Nomes!
Margarida Fonseca Santos; Il.: Afonso Cruz
Histórias de nomes próprios, comuns, coletivos, improváveis, insatisfeitos e inventivos. E se as palavras tivessem uma dimensão nova?