Avançar para o conteúdo principal

Livraria Lello: Inspiração para Harry Potter?


Por Afonso Ramos (9.ºA)

Já deves ter ouvido falar da Livraria do Harry Potter, ainda mais se és fã da fantástica e complexa saga com o mesmo nome. Neste artigo iremos explorar toda a história por detrás da Livraria Lello, uma das livrarias mais bonitas do mundo que, curiosamente, se localiza na cidade do Porto, em Portugal.

Fica na R. das Carmelitas, 144, no centro histórico, e a sua localização é bastante privilegiada, visto que fica próxima de fortes pontos turísticos da cidade, como a Igreja do Carmo e a Igreja dos Clérigos.

HISTÓRIA DA LIVRARIA LELLO

Nasceu em França, nas Ardenas (região de Champagne), Ernesto Chardron. Ao fim de 18 anos, em 1858 rumou ao Porto. Rapidamente dominava não só a língua portuguesa, como também o mercado livreiro.

Curiosamente ganhou o grande prémio da lotaria e usou o valor do prémio para se estabelecer por conta própria, fundando assim, em 1869, a Livraria Internacional de Ernesto Chardron, na rua dos Clérigos.

Em 1881, para concretizar o seu maior sonho, José Pinto de Sousa Lello abre a sua primeira livraria na R. do Almada. Vai ser ele que, mais tarde, comprará a Livraria Internacional de Ernesto Chardron e todo o seu espólio, em 1894, e é com essa compra que se inicia a atual Livraria Lello, em 1906, projetada por Francisco Xavier Esteves.

Passado um século da inauguração é referida pela primeira vez como “A livraria mais bonita do mundo”, pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas. Em 2013 é classificada como monumento de interesse público pela Direção Geral do Património Cultural e cerca de dois anos depois é comprada pela Família Pedro Pinto.

E ONDE ENTRA HARRY POTTER?

Quando J. K. Rowling chegou ao Porto, o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal ainda só tinha os primeiros três capítulos redigidos. Logo, grande parte do processo criativo ocorreu em Portugal.

Apesar de não sabermos se a autora frequentava com regularidade a Livraria Lello, tem corrido entre os fãs desta personagem o interesse por visitar este belo espaço, considerando-se que foi ali que a escritora encontrou grande inspiração para Hogwarts (escola de bruxos na saga Harry Potter). 

(Imagem retirada da página da Livraria Lello. Clica AQUI, ou na imagem para saberes mais sobre este espaço fantástico)