Avançar para o conteúdo principal

Recolher para Reciclar - Escola Bandeira Verde



Por Ana Machado (professora - responsável pelo Eco-Escolas).

Realizou-se no dia 27 de novembro a primeira reunião de conselho Eco-Escolas com a presença dos delegados do ambiente, representantes do programa Eco-Escolas das várias turmas. Nesta reunião, os delegados, para além de terem hasteado a bandeira verde e exposto o galardão (símbolos da Eco-Escola pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo 2022/2023), discutiram os trabalhos a implementar durante o corrente ano.

Um dos grandes objetivos da Escola Básica Carlos Ribeiro, para este ano letivo, consiste na implementação da recolha seletiva para reciclagem na Sala do Aluno. A inexistência desta recolha nos espaços frequentados pelos alunos tem sido um dos pontos menos positivos deste estabelecimento de ensino, que o programa Eco-Escolas pretende melhorar. Assim, após um período de divulgação e sensibilização, iniciou-se a 4 de dezembro a recolha seletiva de embalagens de plástico e metal na Sala do Aluno, onde foi colocado um ecoponto amarelo para este efeito. Após uma semana de implementação verificou-se que foi grande a quantidade de embalagens de plástico recolhidas, as quais serão contabilizadas para o concurso Ecovalor, da Amarsul, no qual a escola participa, permitindo-nos assim atingir melhores resultados nesta competição.

Com a colaboração de todos os alunos conseguiremos que a recolha seletiva tenha sucesso, podendo alargá-la a outros espaços da escola, contribuindo para que o máximo de resíduos possa ser reciclado e para a consequente preservação do planeta.