Avançar para o conteúdo principal

Vou Desenhar a Minha Dor


Por Carolina Oliveira

Quero-vos falar de um concurso do hospital D. Estefânia e que tem como principal finalidade assinalar o dia nacional da luta contra a dor, mas que também ajuda as crianças hospitalizadas a expressarem a dor que sentem. Os médicos e restante pessoal hospitalar, através dos desenhos, estudam-nos, ou seja, vêem a perspetiva e a perceção de cada criança e da sua noção e intensidade da dor.

Este concurso foi muito importante para me ajudar a esquecer aquilo por que estava a passar: o longo internamento, a operação que foi sendo adiada e a recuperação posterior. Tal como eu, outras crianças, que passam pelo mesmo, participar neste concurso também as ajuda naqueles momentos tão complicados.

Quando ganhei o 1.º lugar da minha faixa etária, com o desenho publicado acima, mal acreditava que era realmente verdade. Na época eu tinha 12 anos e foi mesmo inacreditável. Não só ganhei 250 euros, como também fui à Universidade de Medicina do Porto para receber um diploma de vencedora do 1.º prémio. Ofereceram-me ainda de brinde um bloco de notas grande, uma caneta e um saco de tecido.

Este concurso é anual e existe desde 2011. Há diversos prémios distribuídos por três escalões etários.

Se quiseres saber mais sobre este concurso e conhecer todos os desenhos e nomes dos vencedores, podes consultar o site da APED.