Avançar para o conteúdo principal

25 de abril, ontem hoje e sempre!

 Por Íris Rocha

Os dias de hoje não têm nada a ver com os dias antes do 25 de Abril.

Muitas pessoas criticam o governo e a situação de Portugal atualmente, mas alguns não fazem ideia que, antes da revolução do 25 de Abril, a vida das pessoas, o governo e os direitos que as mesmas tinham eram completamente diferentes de hoje.

Portugal vivia sob o regime autoritário do Estado Novo, liderado por Salazar e depois por Marcelo Caetano. Este período é muitas vezes chamado de "Salazarismo", devido à figura central de Salazar na formação e manutenção desse regime.

Este regime não era bom, pois as pessoas não tinham qualquer liberdade de expressão. Existia a censura e repressão política, que controlava a população e tentava silenciar qualquer voz discordante, fazendo a PIDE perseguir ou, em casos extremos, prender as pessoas. Os direitos civis e as liberdades individuais eram severamente restringidos, a guerra colonial, com seus custos humanos, económicos e oposição crescente, foi um catalisador crucial que contribuiu para o descontentamento generalizado e Portugal estava em desacordo com muitas nações ocidentais devido à sua política colonial e à sua postura conservadora, levando ao isolamento internacional.

Antes da revolução, Portugal era caracterizado por falta de liberdade de expressão, descontentamento generalizado e muitos desacordos. O que nos faz pensar que, nos dias de hoje, temos mais liberdade do que antes, mas não significa que hoje em dia tudo seja perfeito. Ainda existem coisas que se fazem e estão erradas e as pessoas devem continuar a lutar pelo que ainda não mudou ou não está certo!

Imagem captada durante a manifestação de 19 de abril de 2024 na Escola Básica Carlos Ribeiro, comemorativa dos 50 anos do 25 de abril.