Avançar para o conteúdo principal

Lavinya Pereira

 Por Inês Félix

Lavinya Pereira, aluna do 7.ºA, foi uma das alunas mais participativas no "Chá com Beijinhos", atividade da Biblioteca Escolar desenvolvida em fevereiro para todas as turmas de 7.º ano. Tendo o  bolo da Lavinya ganhado a nomeação de "O Melhor Bolo de Amor do Mundo", de 2024, por essa razão, e porque tendo vindo do outro lado do oceano depressa se integrou e soube selecionar e aproveitar alguns dos muitos desafios que a escola proporciona, fomos entrevistá-la.


Começamos com perguntas bem simples para te conhecermos um pouco melhor. A primeira pergunta é: onde nasceste?

Eu nasci no Brasil, em Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais.


Há quanto tempo estás em Portugal?

Vim no dia 25 de setembro vai fazer cinco anos.


Encontraste alguma diferença entre as pessoas daqui e as pessoas lá no Brasil?

Uma das principais diferenças foi a vizinhança. No Brasil, por mais que o bairro seja perigoso, eu acho que as pessoas saem mais à rua para conviver uns com os outros, para pedirem açúcar aos vizinhos, por exemplo. As crianças também convivem e brincam mais na rua, o que eu adoro.


O que levou a tua família a vir viver para Portugal?

A minha mãe estava vivendo no Brasil, trabalhava e até não ganhava mal, o meu pai também não. Minha mãe sempre sonhou vir para cá. Meu pai veio primeiro e, como o meu avô já tinha vindo, a minha mãe pensou que talvez fosse bom vir também, para conhecer outros países, e assim foi.


Ah, então já cá tinhas família?

Sim, já tinha.


Entre o modo de vida dos portugueses e dos brasileiros, em geral, notas alguma diferença mais?
Outra diferença é, por exemplo, reparei que, na fila do supermercado, todo mundo aqui espera pacientemente, em silêncio. No Brasil, as pessoas reclamam se a fila estiver muito lenta e começam a falar com a pessoa que está à sua frente. Por vezes até descobrem que são vizinhas.


Se calhar lá as pessoas são mais extrovertidas?

Sim, é isso.


Sabemos que és uma miúda muito ativa e participativa nas diversas atividades da escola. Podes-nos falar dessa participação e porque é que o fazes?

Eu gosto de fazer algumas coisas, porque eu acho que a escola é muito mais do que só aulas e aprender matérias. Qualquer oportunidade que tem para fazer algo diferente, eu tento procurar isso para me distrair um pouco e ocupar a mente. Em casa a gente costuma ficar sem fazer nada. Se nos organizarmos, temos tempo para tudo.

Nesta escola sinto que somos todos bem acolhidos. A minha melhor amiga é belga, por exemplo, e temos mais colegas brasileiros e de outras nacionalidades. Todos são bem integrados, o que é bom.


Em que outras atividades costumas participar na escola?

Estou no Grupo de Teatro e na Rádio da Escola.


A atividade em que tu participaste “Chá com beijinhos”, o que te levou a participar?

Foi engraçado, a minha melhor amiga, ela gosta bastante de cantar. Só que ela tem vergonha e eu inscrevi-me para ela não desistir de cantar, pois o sonho dela é ser cantora e é bom começar pelas pequenas coisas. Eu falei que ia cantar com ela. Só que eu fiquei nervosa na hora e quase desisti. Mas fiquei porque é o sonho dela. Então, fomos cantar.

Formámos um trio, eu, a Inês e a Maya, apesar de termos gostos musicais diferentes, gostamos de cantar juntas.


Tu fizeste um bolo para essa atividade, correto?

Sim.


Podes partilhar a receita do bolo?

Leva leite com chocolate, farinha de trigo com fermento, leite normal, 4 ovos…


Qual foi o ingrediente mais original ou secreto que tu usaste no teu bolo?

Eu acho que o mais original foi o ingrediente “beijinho tradicional”, que leva leite condensado, manteiga e coco. Mistura-se até ter a textura de creme e recheia-se o bolo.


Alguém te ajudou a fazer o bolo?

Eu estava na casa da minha tia durante o Carnaval e eu pedi-lhe ajuda para fazer o bolo, porque eu não sou muito boa, principalmente na decoração. Então, enquanto ela me ajudava a fazer o bolo, eu ajudava-a a cuidar dos meus primos que são bem novos.


Qual é a minha mensagem que gostavas de deixar aos outros alunos?

Eu acho que a escola é muito mais do que só aprendizagem. Temos de olhar para o lado bom. Apesar de às vezes poder ser cansativo e monótono, porque ficamos o dia todo na escola, devemos tentar olhar para aquelas atividades que temos fora das aulas normais e tentar participar ao máximo nelas.


Agora eu tenho uma notícia para te dar, acho que vai ser uma surpresa. O teu bolo ganhou o primeiro prémio.

Sério? Uau!


Como é que te sentes a propósito desta notícia?

Não esperava. Eu provei o bolo e gostei bastante, foi o mesmo do meu aniversário, mas, depois de ver os outros, todos tão bons, achei que o meu não ganharia.


É uma receita brasileira?

Não sei. A minha tia costuma fazer este bolo. Eu também costumo fazê-lo com a minha mãe, mas a minha tia modificou um pouco a receita, adicionou menos coisas, não colocou manteiga na massa, por exemplo. O que tem de diferente e talvez de mais brasileiro neste bolo é molhá-lo com leite antes de o rechear e montar.

A parte mais divertida e demorada foi a decoração do bolo. Enquanto eu e a minha tia decorávamos o bolo, os meus primos estavam ao nosso colo e iam colocando as mãos a toda a hora na massa.

Obrigada Lavínia, por te teres disponibilizado para responder às perguntas do Contr'a Parede. 

Felicitamos-te por te envolveres nas atividades da nossa escola, dando-te os parabéns pelo delicioso bolo que apresentaste e que foi eleito como O Melhor Bolo de Amor do Mundo – 2024.

Abaixo, publicamos a receita para o caso de quereres experimentar e te deliciares.

Bolo de chocolate com beijinho

Massa do bolo
Ingredientes
3 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de chá de água/ leite quente
½ xícara de chá

Preparação
Bata os ovos, o açúcar, o óleo, o chocolate em pó e a farinha de trigo num liquidificador.
Depois de bater, despeje a massa numa tigela e adicione a água/ leite quente e o fermento, misturando-os juntos.
Despeje a massa numa forma untada e leve ao forno médio-alto (200°) pré-aquecido, por 40 minutos.
Desenforme o bolo ainda quente.


Recheio 
Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas para bater
coco ralado a gosto

Preparação
Numa panela coloque todos os ingredientes e leve-os ao lume em fogo alto. 
Mexa-os até engrossar e, quando passar a colher e conseguir ver o fundo, está no ponto.
Despeje numa tigela de vidro, tape com película aderente este recheio beijinho e leve ao frigorífico para arrefecer.

Montagem do bolo
Desenforme o bolo, corte-o ao meio e molhe os dois lados da massa com leite.
Forre uma forma com película aderente e coloque uma parte da massa. Cubra com o recheio e coloque a outra parte da massa por cima.
Leve o bolo ao frigorífico por mais ou menos 12 horas.
A decoração é livre.